11.10.12

Garotas de vidro

foi o segundo livro que consegui ler em poucas horas. O primeiro foi Harry Potter. E não acho que nenhum livro me interessou antes como esse conseguiu, quer dizer, o jeito que a autora escreve e as coisas que ela escreve são tão... parecidas com o que eu sinto, senti ou ainda vou chegar a sentir. Acho que vocês já devem ter ouvido falar dessa história, é sobre uma garota, Lia, que sofre de distúrbio alimentar odeio chamar assim e autoflagelo, sua situação piora quando sua ex-melhor amiga morre. Claro que fica bem implícito a mensagem "NÃO FAÇA ISSO" que a autora grita entre as linhas, mas pra mim é fácil ignorar, assim como é fácil ignorar as reportagens que passam na tv e os comentários das garotas normais sobre como nós somos loucas. Anyway, é bem dificil gostar do final, mas me obriguei a aceitar que a Lia é só um personagem de uma história e que o final feliz adequado seria exatamente o que foi escrito e cara, que escrita, são nessas horas que eu acordo e vejo que não escrevo bem porcaria nenhuma HUSHUAHS, mas tudo bem. Objetivamente falando, recomendo o livro se você não for influenciável pelos gritos desesperados da autora pra livrar as garotas dessa "doença".
Agora, fora minha vida pessoal e as besteiras que andam acontecendo, me sinto feliz pelo auto controle, já faz uns três dias que só como alface, bolacha de água e sal e tomo chá e muita, muita água. E não sinto fome. De vez em quando a gorda dentro de mim me faz querer comer o pão pullman guardado no armário, mas eu arranjo força sei lá de onde pra nem chegar perto da cozinha, a não ser pra pegar um copo de água gelada. Na verdade, essa força vem da Ana, e de ler o blog de vocês, e como nada do que sinto seja fome realmente, só uma vontadezinha psicologica, fica bem mais fácil de deixar pra lá.
Continuem fortes!

"Por quê? Você quer saber por quê?
Entre em uma cama de bronzeamento e fique fritando lá por dois ou três dias. Depois que sua pele está coberta de bolhas e começa a descascar, role em sal grosso, e então coloque uma peça única que cubra o corpo todo, trançada com fibra de vidro e arame farpado. Por cima de tudo isso vão suas roupas normais, contanto que sejam justas.
Fume pólvora e vá pra escola pra pular por dentro de aros, de sentar, pedir e fingir de morta quando mandam. Escute os sussurros que se enrolam na sua cabeça à noite, te chamando de feia e gorda e biscate e o pior de tudo: "uma decepção". Vomite e passe fome e se corte e beba porque você não quer sentir nada disso. Vomite e passe fome e se corte e beba porque você precisa de um anestésico, e funciona. Por um tempo. Mas então o anestésico vira veneno e a essas alturas é tarde demais porque você está seguindo essa estrada diretamente para a sua alma. Você está apodrecendo e não consegue parar.
Olhe no espelho e veja um fantasma. Escute cada batida do seu coração gritar que tudoabsolutamentetudo está errado com você.
Por quê? é a pergunta errada.
Pergunte por que não?." - Garotas de Vidro, de Laurie Halse Anderson, págs. 157 e158.

Sei lá, ler é uma boa distração.

4 comentários:

  1. Quero ler esse livro! *-* Você o baixou na net?
    Sobre seu controle, parabéns! Esse é o primeiro passo e o mais difícil, agora é só mante-lo :)
    Continue forte, Bjão ;*

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que foda isso que você passou. Quando os meus pais descobriram vieram me perguntar porque deu fazer aquilo ¬¬' hipócritas! Expliquei tudo, joguei tudo na cara deles e foi o pior dia da minha vida =/ Sobre as pichações, que bom que não ligou. Eu também me corto por mim mesma, mas as vezes eu me sinto tão mal com as pessoas que tenho nomear minhas cicatrizes... Odeio isso!
    Bom sobre a ABC, faz sim *--* Cara ela realmente emagrece, a questão é controle, e por isso que quero fazer ela, acabar com essa gordura de uma vez e me sentir no controle.
    Bjão ahh sobre o livro, vou procurá-lo :). Foda que moro em uma cidade tããão pequena que a livraria mais próxima fica a 80 km (fim de mundo... ¬¬')Bom, obrigada de qualquer forma ;)

    ResponderExcluir
  3. vou ler esse livro , nem q seja on , muito bom , comendo alface e bolachas assim vc vai conseguindo beijos , estou anciosa pelo livro ... força e sorte pro q der e vier

    ResponderExcluir
  4. Oi, Minerva (posso te chamar assim?)
    Garotas de vidro realmente é muito chamativo. Uma vez lendo, temos que terminar. Eu terminei a leitura ontem a noite, após postar no meu blog. Identifiquei-me muitíssimo. E é difícil encontrar livros assim. Houveram mais cinco livros que me prenderam até terminar de ler:
    - O símbolo Perdido;
    -jogos vorazes;
    - Ensaio sobre a cegueira;
    - Harry potter e a ordem da fênix;
    - o pequeno príncipe (esse, na verdade, é porque é muito pequeno).

    Parabéns por estar comendo tão pouquinho. Por não estar sendo intervenida por alguém, acho que voçe mora sozinha, certo? E já deve ser independente e adulta! Ai aí... Eu queria muito ser logo assim, pois eu juro que, se eu tivesse essa independência, já estaria comendo pouco a muito tempo e também já seria Magrinha. Como imagino que você seja.

    Este trecho do livro é muito bom. Quando eu vi pela primeira vez alguém falando "em vez de perguntar por que, pergunte por que não" fiquei com a frase indo e voltando diversas vezes na minha rotina atê que ela tornou-se um lema. É por isso que posso dizer que me identifiquei tanto com o livro. As palavras nele são simplesmente... Marcantes.

    Bom, depois deste coment, sei que devo uma explicação por te chamar de Minerva.
    Você já deve conhecer a mitologia grega, onde existem deuses, ninfas, sátiros, semi-deuses, mortais...
    Bom, Minerva é a deusa da estratégia da guerra, da sabedoria, além de outros a mais. Na Grécia, era símbolo da coragem, inteligência e liderança.
    E eu posso ver esses adjetivos em você. Li um pouco dos seus posts iniciais, e os últimos postados. Pude enxergar isso.
    Espero te conhecer bem mais, ao passar do tempo.

    Beijos. Continue inspiradora assim!
    Visite meu blog.
    Estou te seguindo.

    Grata.

    ResponderExcluir